segunda-feira, 20 de junho de 2011

DESAFIOS DA ESCOLA NA ATUALIDADE

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTOR: Iveth Corrêa
CURSISTA: Agnaldo Fernandes Galvão




Desafios da escola na atualidade





Barra do Corda-MA
2011
A escola existe para que as pessoas possam aprender. Para tal, ela precisa se modificar.A escola é o espaço de educação. Para se organizar tal espaço, para que ele cumpra seu objetivo, ela precisa se modificar. A escola é um espaço de articulação do conhecimento e das pessoas que se apropriaram dele. Para cumprir essa tarefa, ela precisa se modificar. Infelizmente, porém, essa mudança não é mágica. Ela precisa de pessoas que a promovam.
A atualidade propõe-nos grandes desafios, como a mudança da forma como encaramos a passagem do tempo (tudo cada vez mais veloz), como nos relacionamos com as pessoas ou como produzimos e compartilhamos produtos culturais- vejam as tecnologias, redes e fluxos de informação e comunicação, sem limites de tempo-espaço. Hoje esperamos que a escola seja um espaço onde a criança e o jovem possam realmente construir novos conhecimentos e desenvolver habilidades que lhes serão úteis por toda a vida. Essa revolução faz-se urgente no espaço de educação e formação das novas gerações, a escola, onde cabe a nós, educadores, atuar como agentes de transformação social e contribuirmos, em maior ou menor medida, com relações inseparáveis entre sujeito-conhecimento-cultura.
Uma boa escola precisa de professores mediadores de processos de aprendizagem vivos, criativos, experimentadores, presenciais-virtuais. Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. A sociedade torna-se cada vez complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis. Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.






REFERÊNCIAS
PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Sou Professor: a formação do professor formador. Curitiba. Ed Positivo, 2009.
ARANTES, Valeria Amorim. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

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