ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTOR: Iveth Corrêa
CURSISTA: Agnaldo Fernandes Galvão
Tema: Consumo Jovem
1. APRESENTAÇÃO
A inadimplência entre a população jovem no Brasil tem alcançado altos índices: é cada vez maior o número de jovens brasileiros que apresenta um interesse especial em fazer compras e que gasta a mesada ou o salário antes do mês acabar. Isso justifica uma análise dos hábitos de consumo dos alunos, para que reflitam sobre o papel deles como consumidores.
Tratar deste tema é também importante para que os estudantes reconheçam a historicidade do uso do dinheiro, que possam perceber que a relação com o dinheiro se transforma historicamente e também espacialmente. Com este exercício, eles certamente terão condições de perceber o poder dos jovens e adolescentes sobre o mercado - que anima muitos setores da economia. Esta também é uma oportunidade dos jovens colocarem-se criticamente em relação às próprias escolhas perante a variedade que o mercado oferece.
2. OBJETIVO GERAL
Refletir e avaliar os tipos de consumo
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Debater os hábitos de consumo entre os jovens e a influência deles nas compras das famílias brasileiras;
2) Promover reflexões sobre o valor e uso histórico do dinheiro;
3) Debater o quanto a educação financeira pode contribuir para um futuro mais seguro àqueles que sabem administrar os próprios gastos.
4) Reconhecer as campanhas publicitárias como fonte para a História.
4. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1) Inicie a abordagem da temática perguntando aos alunos o que acham que significa ser consumista. Deixe que eles se coloquem e registre na lousa as informações apresentadas. Faça isso em tópicos e deixe anotado até o final da aula, quando se retornará ao que o grupo apresentou inicialmente. Assim, será possível recuperar o que os alunos já conhecem sobre o assunto, de maneira que as experiências deles façam parte da construção do conhecimento.
2) Utilize questões para começar o debate sobre o uso do dinheiro na atualidade. Sugestões: quais são os meios que o jovem utiliza atualmente para fazer suas compras (cartão de crédito, débito, dinheiro - pagamento à vista -, cheques etc.)? Quais são os principais objetos de consumo e com qual periodicidade ele troca essas mercadorias?
3) Escolha algumas propagandas em que o apelo ao público jovem seja evidente. Utilize campanhas publicitárias de diferentes meios de comunicação: internet, revistas, jornais, televisão, rádio etc. Deixe que os alunos entrem em contato com o material e que analisem de que maneira são chamados ao consumo. Dessa forma, eles construirão suas conclusões e o professor trabalhará como facilitador no processo de aprendizagem, ao invés de simplesmente apresentar a problemática. Obviamente, se alguma observação importante não for feita pela turma, o professor pode propor questões que os conduzam a ela.
4) Usando os sites de pesquisas como o Google e o Yahoo faça com os alunos uma pesquisa sobre o consumismo entre os jovens.Os alunos devem estar dispostos em grupos. Depois da leitura do material, peça que escrevam coletivamente um texto jornalístico (toda a sala precisa colaborar com as informações que os diferentes materiais oferecem). Observação: esse texto pode ser exposto para o restante da escola (use um mural). Se o professor tiver diferentes turmas, a própria construção do texto pode ser posteriormente objeto de análise sobre o que foi dito e o que não foi por cada turma.
5) Por fim, faça uso do laboratório de informática para tabular os dados coletados por meio de gráficos e tabelas e faça o fechamento da abordagem da temática. Esclareça o assunto ao mesmo tempo em que registra os novos conhecimentos que os alunos apresentarem.
Parabéns Agnaldo, a inserção das tecnologias de informação e comunicação no planejamento da atividade irão contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos. Gostaría de acrescentar que a proposta dessa atividade pelo curso, é uma forma do cursista reconhecer a importância do planejamento de qualquer ação didática com o uso da tecnologia para garantir o alcançe dos objetivos do ensino.
ResponderExcluir