ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA – MA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE INTEGRADA JOSÉ NOGUEIRA ARRUDA
Rua Projetada,s/nº Bairro Cerâmica CEP 65950-000 Barra do Corda-MA
Reconhecida pela Resolução nº 298/2008-CEE/MA e Parecer nº 359/2008
(Educação Infantil - Pré-Escola e, 1ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental)
Agnaldo Fernandes Galvão
MATEMÁTICA E ALIMENTAÇÃO
Barra do Corda-MA
2011
SUMÁRIO
Enfoque Pedagógico--------------------------------------------------------------------3
Justificativa--------------------------------------------------------------------------------3
Objetivos-----------------------------------------------------------------------------------4
Conteúdos específicos-----------------------------------------------------------------4
Recursos Tecnológicos----------------------------------------------------------------4
Atividades e estratégias de realização---------------------------------------------5
Avaliação-----------------------------------------------------------------------------------6
PROJETO DE TRABALHO
MATEMÁTICA E ALIMENTAÇÃO
1.Enfoque Pedagógico:
Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador e deve capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações, com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos.
O enfoque pedagógico adotado neste projeto é construtivista, onde se pressupõe que o conhecimento é (re)construído pelos indivíduos quando se interagem com o ambiente, sendo reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem, participando ativamente do próprio aprendizado.
2.Justificativa
A Chegada das Tecnologias de informação e Comunicação (TICs) na escola traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada escola e do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Todo educador constata que já existe, independente da classe social, uma intensa atividade e interesse por parte dos jovens na utilização das tecnologias, como por exemplo celulares conectados a rede mundial de computadores.Esse projeto buscar a utilização desses recursos no âmbito escolar aplicado a situações práticas do cotidiano do aluno onde a Matemática está presente , inclusive em nossa alimentação.
Dessa forma, o presente projeto evidencia a importância da temática enquanto conteúdo curricular contribuindo para que o aluno possa criar e manter bons hábitos alimentares ao longo da vida, além de satisfazer as necessidades nutricionais, propiciando peso e desenvolvimento adequados de massa óssea e muscular, intensos nesse período.
3.Objetivos:
3.1 Geral
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
3.2 Específicos:
· Fazer com que os alunos reflitam sobre sua alimentação;
· Ampliar noções de medida, pelo estudo de diferentes grandezas;
· Construir e interpretar gráficos e tabelas utilizando os aplicativos do computador ( Excel e o Word...)
· Calcular o seu Índice de Massa Corporal ( IMC ) através da fórmula IMC=PESO(em kg)/ALTURA ( ao quadrado ).
4.Conteúdos específicos:
- Operações com números racionais;
- Medidas de massa e superfície;
- Razão e proporção;
- Porcentagens;
- Noções de médias e escalas;
5.Recursos tecnológicos:
- Celulares com calculadora e/ou internet;
- Televisor e aparelho de DVD;
- Data show;
- Computadores com ou sem internet
6.Atividades e estratégias de realização:
1ª atividade (50 minutos)
Levar os alunos para o laboratório de informática e realizar uma pesquisa sobre com o tema Alimentação saudável . Se os computadores não estiverem conectados à internet, o professor deverá realizar a pesquisa em diversos sites e salvar toda e a pesquisa em pen-drive e levar para o laboratório de informática que a turma possa selecionar os pontos mais significativos.
Nessa atividade poderá ser usado os site de pesquisas como www.google.com ou www.yahoo.com .
2ª atividade (50 minutos )
Pedir que os alunos confeccionassem cartazes com dicas de uma boa alimentação e bons hábitos alimentares; Catalogar em gráficos e tabelas com a ajuda do Word (Windows) ou writer ( Linux) os resultados da pesquisa realizada, tais como teor calórico e quantidade que deve ser ingerida para realizamos nossas atividades diárias.
3ª atividade ( 50 minutos )
Assistir uma pequena vídeoaula do DVD Matemática Elementar II do IESDE sobre o Índice de Massa Corporal ( IMC ) e logo após dividir a turma em pequenos grupos e sem o uso da calculadora, cada participante deve calcular seu Índice de Massa Corporal dado pela fórmula:
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL = PESO (EM KG) / ALTURA AO QUADRADO
4ª atividade ( 50 minutos )
Fazer um registro de todos os IMC do grupo em uma folha grande fornecida pelo professor e descobrir quem está acima ou abaixo do peso; depois procurar a quantidade certa de peso que deverá ganhar ou perder para entrar no peso ideal.
5ª atividade (50 minutos )
Permanecendo em pequenos grupos, elaborar uma dieta que o grupo considere saudável, devendo a mesma conter todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.(carboidratos, vitaminas, sais minerais, proteínas, lipídios e água ) e fazer uma apresentação utilizando um editor de apresentação para socializar os resultados para o grupão utilizando o datashow.
6ª atividade ( 50 minutos )
Os alunos devem criar um blog utilizando a temática onde deverá ser postado parte do material produzido pelos grupos, bem como curiosidades relevantes do assunto.
7. Avaliação
A avaliação acontecerá durante a realização de todas as atividade propostas e na produção/apresentação dos trabalhos solicitados, bem como nas discussões entre os grupos.
REFERÊNCIAS
BIANCHINI, Edwaldo. Matemática, 6º ano Ensino Fundamental. São Paulo, editora Moderna, 2006
Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais,1996.
Programa Gestão da Aprendizagem escolar-Gestar II Matemática
WALDHELM, Mônica de Cássia Vieira.Currículo e Planejamento.São Paulo: Grupo Ibmec Educacional,2011.
www.novaescola.com.br